Zegama de novos recordes
Os bascos esperaram dois anos pela Zegama – a corrida mais famosa do mundo – e voltou neste domingo, 29 de maio, com uma formação de sonho masculino e feminino. Sol, condições secas e temperaturas amenas, tudo se encaixou para a corrida perfeita, e com 30.000 espectadores ao longo da subida Sancti Spiritu, todos os corredores estavam ansiosos!
Kilian, para vencer pela 10ª vez.
Nove vezes vencedor em Zegama, Kilian Jornet (Team Nnormal, Espanha) chegou ao País Basco com o desejo de arrancar com um décimo sucesso. A impressionante formação na linha de partida não o incomodou em nada, pois ele assumiu o controle da corrida, aumentando gradualmente a diferença no antigo recorde de Stian Angermund.
Apenas Davide Magnini (Team Salomon, Itália) conseguiu acompanhá-lo até ser deixado para trás na descida final. “Foi uma grande corrida, hoje o ambiente estava espetacular, com um clima incrível, confidenciou Kilian Jornet na linha de chegada. Faz 16 anos que vim aqui pela primeira vez e voltar e ver os organizadores e espectadores foi o maior vitória para mim. Esta décima vitória também prova que continuei a melhorar e que o meu nível não diminuiu, é nisso que estou mais interessado! Também mostra que ainda posso enfrentar os jovens.” Ele diz rindo.
Para Davide Magnini, este segundo lugar é como uma vitória “Eu estava me sentindo em forma após a temporada de esqui, mas, no entanto, ficar em segundo lugar atrás de Kilian com este tempo é incrível. Em nenhum momento pensei que poderia vencê-lo, ele é muito forte, especialmente na descida, mas eu gosto muito de fazer essa subida com ele e compartilhar com os espectadores.”
Manuel Merillas (Team Scarpa, Espanha) completa o pódio masculino. Depois de sair cautelosamente, ele alcançou a seção técnica e a descida. “Estou muito satisfeito com este resultado. Zegama não é um formato que me caia muito bem com a sua primeira secção muito rápida, onde fiquei feliz por manter o foco e correr. Depois, na secção técnica e na descida pude realmente deixar solto, e comecei a pegar e ultrapassar. No final, quando vejo meu tempo, fazer 3h45 no Zegama é uma loucura!”
Nienke, a nova rainha de Zegama
No lado feminino, esperávamos um duelo, ou mesmo uma luta a três, entre Nienke Brinkman (Team Nike Trail, Holanda), Maude Mathys (Team Salomon, Suíça) e Sara Alonso (Team Salomon, Espanha). Isso aconteceu, mesmo que a Holandesa Voadora rapidamente assumisse o controle da corrida e nunca mais olhasse para trás. Pela primeira vez em Zegama, Nienke Brinkman não apenas derrotou Maude Mathys, mas, mais importante, bateu o recorde da corrida feminina.
“Estou muito feliz, mesmo estando totalmente exausta. Não queria ir muito duro nas subidas, mas achei que a segunda mulher estava muito perto, então dei força mesmo nos últimos quilômetros, não quero perder o ritmo. Esta corrida é simplesmente incrível. Os espectadores gritam tão alto que você ainda os ouve em seus ouvidos quando sai desta escalada. Se eu for realmente honesta, não esperava vencer, dei tudo de mim desde o início porque sabia que combinava com o meu perfil e me sentia muito bem, mas estava menos preparada para as subidas. Eu vinha treinando para isso nas últimas semanas, mas tinha feito tanto treino de maratona de estrada que eu não tinha ideia do que aconteceria.
A Marathon du Mont-Blanc está se aproximando e é ótimo para mim porque é uma longa distância e isso me serve perfeitamente. Esse resultado definitivamente me dará confiança e, acima de tudo, um pouco menos pressão para as outras corridas porque quero muito ir para a Madeira e não podia perder esta primeira corrida.”
Maude Mathys coloca seu segundo lugar em perspectiva. “Eu vim aqui com poucos quilômetros de treino nas pernas por causa de uma lesão no tendão. Até o km 25 estava tudo bem, e depois foi muito mais difícil. Eu sofri muito e meu tendão estava doendo na descida. No final das contas, estou feliz com este resultado e é ótimo para o nosso esporte ter mulheres de alto nível.“
A basca, Sara Alonso, estava eufórica quando cruzou a linha em terceiro lugar. “Era o que eu sonhava e se tornou realidade! O público me carregou gritando meu nome durante toda a corrida. Eu vi minha família várias vezes também e isso me motivou muito. Estava muito animada para começar a temporada porque eu estava me sentindo muito bem. Começou de forma brilhante e estou tranquila porque agora sei que esta pode ser uma grande temporada. Eu estava planejando minha vingança por El Hierro, e agora está consumada!”
Depois desta primeira corrida da temporada, no dia 26 de junho o Golden Trail World Series vai para Chamonix (França) para a Maratona do Mont-Blanc. Esta é outra oportunidade para alguns corredores ganharem pontos e para outros iniciarem suas séries.
Resultados
Homens
1 – KILIAN JORNET (ESP – NNORMAL): 03:36:40 (+200 pts)
2 – DAVIDE MAGNINI (ITA – SALOMON): 03:39:31 (+176 pts)
3 – MANUEL MERILLAS (ESP -SCARPA): 03:45:43 (+156 pts)
4 – ELHOUSINE ELAZZAOUI (MAR – PINI MOUNTAIN RACING): 03:47:53 (+144 pts)
5 – ROBERT PKEMBOI MATAYANGO (KEN – SKY RUNNERS KENYA): 03:48:35 (+136 pts)
Mulheres
1 – NIENKE BRINKMAN (NLD – NIKE TRAIL): 04:16:43 (+200 pts)
2 – MAUDE MATHYS (CHE – SALOMON): 04:26:03 (+ 176 pts)
3 – SARA ALONSO (ESP – SALOMON): 04:26:40 (+ 156 pts)
4 – PATRICIA PINEDA CORNEJO (ESP – LA SPORTIVA): 04:36:31 (+144 pts)
5 – FABIOLA CONTI (ITA – SALOMON): 04:36:43 (+136 pts)
Confira todos os rankings da Zegama 2022 aqui:
https://www.kronoak.com/live/2022/zegamaaizkorri/
Confira o ranking geral da Golden Trail World Series:
https://goldentrailseries.com/series/gtws.htm
A Golden Trail World Series destaca-se como o mais impressionante espetáculo de trail running do mundo! Este circuito acontece nas corridas de trilha mais bonitas do mundo, respeitando valores únicos como paridade, equidade, transparência e honestidade. As corridas foram escolhidas para destacar os eventos mais emblemáticos deste esporte hoje. A Série visa promover os corredores de trilha profissionais como os atletas de classe mundial que eles são, para mostrar e proteger a natureza e os ambientes inspiradores onde jogamos e competimos, e reconhecer os fãs incríveis e apaixonados como um ingrediente essencial no esporte. . Cada uma das seis corridas da Série foi selecionada especificamente por causa do cenário, desafios, história e atmosfera que oferecem aos corredores e ao público. Estas são as corridas que todo corredor quer experimentar e algumas das primeiras escritas na lista de desejos de qualquer corredor.