O evento será organizado pela IAAF World Athletics e consistirá em 4 provas durante 4 dias consecutivos. A cidade sede ainda não foi definida pela federação.
Por Sinara Piassi
A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou os primeiros detalhes do Campeonato Mundial de Corrida de Montanha e Trail Running que organizará em 2021.
Será a primeira vez que as Copas do Mundo realizadas até hoje pelo IAU-ITRA serão unificadas. Os percursos serão definidos pela IAAF, com distâncias acima de 42 km e o World Mountain Running Association(WMRA) definirá as distâncias menores, um evento que trará uma grande visibilidade ao esporte em todo o mundo.
Modalidades e distâncias
Entre os aspectos mais marcantes quanto à organização do evento, destaca-se a duração, serão de três a quatro dias e ocorrerão antes de meados de junho ou após a segunda quinzena de setembro de 2021.
Segundo a IAAF, o formato da competição terá pelo menos quatro modalidades diferentes e poderá ser adicionada uma corrida promocional extra por iniciativa da organização local. São elas:
- Um clássico de 12 km em duas voltas de 6 km e 300-450 m.
Quatro corridas, sendo elas sênior masculino, sênior feminino, júnior masculino, júnior feminino. - Uma corrida vertical de 4-7 km com altimetria positiva entre 700-1000 m com duas categorias distintas feminina e masculina.
- Uma distância de 40 km e 2.000-3.000 m de desnível, mista, com qualificação ITRA “S” masculina e feminina.
- Uma Longa de 80 km e 3.500-6.000 m de desnível, mista, com qualificação ITRA “L” masculina e feminina.
Cidade sede
O processo de inscrição para sediar o evento começou no dia 16 de dezembro de 2019. Desde então, os candidatos tiveram 6 meses para formalizar a proposta e concluir todo o processo que será finalizado com a avaliação final das federações, durante os últimos meses do ano de 2020.
As cidades candidatas passarão por avaliações como: Disponibilidade de trilhas desafiadoras e rotas de montanhas nas suas proximidades, localização de aeroportos internacionais a 3 horas de ônibus, transporte garantido ou 1.400 lugares em hotéis três estrelas ou mais para atletas, oficiais da IAAF, mídia e famílias. Por fim, surge a informação chave: a taxa de hospedagem do campeonato foi fixada em 150.000 dólares, o que dará o direito de explorar comerciamente o evento através de patrocínios, ingressos, exposições, workshops e muito mais, fomentando a cena mundial do trail running.
*Lembramos que em 2020 não foi/será realizada a ITRA Trail Running World Cup, que nos últimos anos foi realizada em uma distância alternativa de 50 e 80 km e a WMRA foi cancelada no último dia 03 de setembro de 2020.