Maite Maiora confirma participação em prova brasileira
A ultramaratonista espanhola Maite maiora tem em seu vasto currículo, o 1º lugar no Skyrunning World Championships 2016, o recorde feminino da Zegama-Aizkorri (4h34″27′ – 2017), 1º lugar na Ultra Pirineu 110k 2017, 2º lugar no CCC 2017, 3º lugar na UTMB 2019, entre outros resultados monstruosos nas modalidades ultra trail e skyrunning.
Em entrevista ao site www.carreraspormontana.com, ela falou sobre seu planejamento para o calendário 2021, que tem como principal foco o mundial de trail e corrida de montanha em novembro, na Tailândia. Além do campeonato, a corredora da equipe Raidlight pretende disputar provas famosas, como Eiger Ultra Trail, UTMB, entre outras. E, para encerrar seu calendário, ela planeja vir ao Brasil, em dezembro, disputar a final da Supercopa Trail, da Revista Trail Running, na região da Serra da Cambota, prova que ela batizou de Zegama brasileira. Essa prova seria a Caraça Marathon, mas, devido a questões burocráticas, a prova será organizada na Serra da Cambota, na mesma região de Minas Gerais.
O organizador da prova, Valmir Lana Jr., que é o diretor da Revista Trail Running e organizador da prova, afirma que será uma honra contar com a presença de Maite. Ele já havia entrevistado Maiora em 2018, na ocasião da Zegama-Aizkorri e, em 2020, lhe fez o convite, destacando a importância de se contar com atletas de renome internacional para o crescimento do trail brasileiro, proporcionando a conexão e troca de experiências entre atletas brasileiros e estrangeiros.
Confira, abaixo, uma entrevista realizada no início de 2018, sobre sua temporada vitoriosa de 2017: