O circuito Insanity Mountain e a Federação Brasileira de Skyrunning, sediaram nos dias 08 e 09 de março, o 2º Campeonato Brasileiro de Skyrunning. A prova que veio para sua 2º edição, teve mais uma vez como cenário de belas disputas, o Parque Nacional do Caparaó.
Começando na sexta-feira, 08, a disputa teve início com o VK 6,5k – 1000D+, com largada na Portaria de Tronqueiras MG, em direção ao terceiro ponto mais alto do Brasil, Pico da Bandeira a 2.890m. Atletas de diversas modalidades travaram uma grande disputa quando a buzina tocou às 14h. De baixo de chuva e neblina, os atletas do juvenil, adulto e master foram em busca das medalhas para o título de Campeão Brasileiro VK 2024.
Desde 2018, quando surgiu a primeira seleção juvenil de skyrunning, vemos uma crescente no nível dos atletas. Antes quem comandava as trilhas, eram nossas referências veteranas que pouco travavam disputas com os mais jovens. Nesse dia, presenciamos o protagonismo juvenil colocado em prática, depois de anos de trabalho realizado pela Skyrunning Brazil. O antigo campeão e detentor do recorde, André Mapa, teve uma dura disputa com a revelação e fenômeno de apenas 21 anos, Bruno Bulle. O cronômetro parou em 00:56:52, apenas 1 minuto e 8 segundos à frente do recorde anterior de 00:58:00. No feminino, a debutante e experiente corredora Clara Hillman foi a grande campeã e também recordista do percurso com 1h11:29. Destaque para a atleta de Santa Catarina, Mariana Santos que conquistou o 1º lugar geral Juvenil C • 4º lugar geral feminino. No masculino, para o atleta de Passa Quatro MG, Thacyan Pelegrini, campeão na categoria Youth C e TOP5 geral.
No pós-prova, alguns atletas relataram a dificuldade de correr um Vk tão longo. Tradicionalmente, vemos percursos mais duros e com menor distância. Exemplos: 3,5km com 1.000D+ ou 5km com 1.000D+. O percurso por mais que seja curto, acaba virando quase que uma prova de menor distância. Quem conhecia o percurso, sabia que os últimos 2km eram cruciais para uma boa performance. Com um início um pouco travado e até a metade da prova bem rolada, os atletas que se empolgaram e largaram muito forte, acabaram pagando o preço no final. Outra observação é em relação a largada em conjunto. O VK é uma prova que larga individualmente de acordo com seu tempo estabelecido em outra prova. Se você é o corredor com melhor tempo naquele dia, irá largar na última posição. Assim, as trilhas não afunilam e não atrapalham os corredores mais velozes.
Na virada da noite, exatamente às 00h, aconteceu a largada dos 80km. Sendo a distância rainha do evento, com maior altimetria e dificuldade, acabou sendo ofuscada por outras distâncias que faziam parte do Campeonato Brasileiro. Com poucos atletas alinhados e menor nível para disputar, os corredores Leandro Fagundes e Diana Bellon não encontraram dificuldades para vencer a prova, liderando o percurso de ponta a ponta. Pela primeira vez, a Insanity Mountain implementou uma distância de 80km no seu circuito. Poderíamos ter visto grandes nomes do trail travando uma bela disputa pelas trilhas do Caparaó. Como a distância de 55k já entrava como SkyUltra no Campeonato Brasileiro, a prova acabou tendo desfalques. O percurso foi um misto dos 12km e dos 55km. O ínicio era uma volta pelos cafezais da cidade e em seguida os atletas iam em direção ao Parque Nacional do Caparaó. Fazendo um bate e volta na Portaria do Espírito Santo e retornavam novamente para a Praça da Matriz, local de largada e chegada.
Por mais que o Pico da Bandeira se encontre a quase 3.000m, o relato de maior dificuldade encontrado pelos atletas dos 55km, eram as longas subidas e descidas de estrada que ligam as portarias de Minas Gerais e do Espírito Santo. Sediando o Campeonato Brasileiro de SkyUltra, o startlist foi composto por grandes atletas do nosso cenário como: Jasileli Tragliaria, Wellington Noronha, Wilton Nascimento, Juliana Stolarski, entre outros. Os debutantes na prova Jasieli Tagliari e Wellington Noronha foram os grandes vencedores e coroados como Campeões Brasileiros de SkyUltra.
A travessia clássica entre as duas portarias do Espírito Santo e Minas Gerais, foi palco de uma grande batalha nos 27km, sendo a única distância do evento a largar em Pedra Menina – ES. A SkyRace com seus 1.688D+ recebeu grandes atletas do cenário em busca das medalhas de ouro, prata e bronze. O percurso se caracteriza em uma pirâmide com uma longa subida de aproximadamente 12km até o Pico da Bandeira e uma longa descida até a chegada na Praça da Matriz.
Um recorde destroçado no femininio. A corredora, Patricia Maria, debutante e local da Chapada dos Veadeiros, foi a grande vencedora e recordista do percurso. Liderando de ponta a ponta sem grandes problemas, cruzou a linha de chegada serena e inteira.
Se tinha alguém para tirar o título do atual campeão da prova, André Mapa, era o campeão do VK, Bruno Bulle. Os dois travaram uma bela briga até o ponto mais alto, quando Mapa conseguiu abrir vantagem e sem seguida administrar a prova até a vitória. Bruno ainda conseguiu um heroico segundo lugar e uma estreia que vai ficar guardada em sua memória. Na chegada, André Mapa relatou a disputa e enalteceu o talento do corredor juvenil.
O gran final ficou com a nova geração do Skyrunning brasileiro. Jovens atletas de 14 a 19 anos enfrentaram a distância mais curta e intensa de 12km. Um percurso rápido e desafiador pelos cafezais que dominam a parte baixa do parque. Debaixo de um sol escaldante das 14h, os atletas largaram com sangue nos olhos em busca das medalhas do Campeonato Brasileiro e a sonhada classificação para o Mundial.
Destaque para jovem atleta, Elis Juliana que domina sua categoria e foi a grande vencedora. No masculino, o tri-campeão João Muniz foi o grande vencedor da prova.
Sem dúvidas, nesta edição vimos um nível de atletas mais elevado e grandes promessas do juvenil. A Insanity Pico da Bandeira, ao sediar a etapa do Brasileiro de Skyrunning, cumpriu com todos os requisitos que uma grande prova merece. Vimos uma estrutura maior, organização mais sólida e novos percursos surgindo no circuito. Vida longa ao Circuito Insanity Mountain e a Skyrunning Brazil.
RESULTADOS:
Campeonato Brasileiro Juvenil de Skyrunning
12km - YA - Feminino
OURO — Elis João (seleção)
PRATA — Raphaela Falcão (seleção)
12km – YA – Masculino
OURO — Matheus Lamego (seleção)
PRATA — Kauã Pires (seleção)
BRONZE — Arthur Kort (não entra na seleção pois são 2 vagas YA)
YB - Feminino
OURO — Micaela Thordsmidt (seleção)
YB – masculino
OURO — João Muniz (seleção)
PRATA — Pedro Teles (seleção)
BRONZE — Jhemes Costa Jr (entrou na seleção pois só tinha 1 menina YB)
4º Brendom Lucas (entrou na seleção pois só tinha 1 garoto na YC, e a vaga vai pro time mais velho U23, como o U23 já estava com 4 garotos, a vaga caiu para YB)
YC - Feminino
OURO — Mariana Santos (seleção)
PRATA — Alice Almeida (seleção)
YC - Masculino
OURO — Renan Pontoal (seleção)
U23 - feminino
OURO — Beatriz Warken (seleção)
PRATA — Thais Alves (seleção)
U23 - Masculino
OURO — Bruno Bulle (seleção)
PRATA — Daniel Nogueira (seleção)
BRONZE — Thacyan Pelegrini (seleção)
4º Iago Ferreira (entrou na seleção pois só tinha 2 meninas U23)
27km Skyrace – feminino
OURO Patricia Andrade – não qualificou para seleção em 2023
PRATA Sue Ellen Mafra – não qualificou para seleção em 2023
BRONZE Marnie Fortes – não qualificou para seleção em 2023
(top3 do skyrunner brazil serie inclui o Bruno Bulle como segundo, bruno não entra no campeonato, só no juvenil)
27km Skyrace – masculino
OURO Andre Mapa
PRATA Leandro Antonio Gomes
BRONZE Rafael Moreira
55km SkyUltra – feminino
OURO Jasieli Tagliari SELEÇÃO
PRATA Juliana Storlaski – não qualificou para seleção em 2023
BRONZE Izabela Germano SELEÇÃO
55km SkyUltra – masculino
OURO Wellington Noronha SELEÇÃO
PRATA Wilton Nascimento SELEÇÃO
BRONZA Thiago Ferreira SELEÇÃO
CAMPEONATO BRASILEIRO MASTER 2024
O40 - SKY - feminino
MARNIE DA ROCHA FORTES
ELIZETE APARECIDA MOL TAVARES
MARI BALDISSERA
O40 - SKY - Masculino
ANDRE LUIZ MAPA
EDUARDO JOSE DA SILVA
PATRIK SOARES MEIRELES
SKYULTRA – feminino
JASIELI TAGLIARI DALLA ROSA
ERICA GOMES SILVA
THAIS GOMES DOS REIS
SKYULTRA – masculino
CESAR HENRIQUE GOLDNER PICININ
DANIEL DE ABREU FERREIRA
EDUARDO ALMEIDA DE SOUZA
O45 – SKY – Feminino
KARINA GENEROSO RIBEIRO
JOSIANI REGINA SIMONELLI
BARBARA MESQUITA
O45 – SKY – masculino
MARCIO RODRIGUES GABRIEL
DAVI GOMES DA SILVA
ERICO LOPES ANCA
SKYULTRA – feminino
ROSA FRANCISCO DA SILVA KUGLIN
ELEN CRISTIANE GUIDA VASCONCELLOS
SUSANA BATTASSINI
SKYULTRA – masculino
MICHEL SCHRAMECK
PLINIO SOUZA SILVEIRA
OSCAR DE OLIVEIRA FAO JUNIOR
O50 – SKY Feminino
PATRICIA CAPPELLINI
ADRIANA VAZ
DEBORA SANDER
O50 – SKY masculino
JOSE JOAO RODRIGUES
ARNO REIS
GEOVANE RENTO DE CARVALHO
SKYULTRA
SEM MULHERES NA CATEGORIA
SKYULTRA – masculino
EMILIO SANTANA PEREIRA
TAÇA DE CLUBES
OURO — Upfitrail (SP) 724 pontos
PRATA — Base (BA) 236 pontos
BRONZE — D+ Running (RJ) 156 pontos
VERTICAL – Feminino
OURO — Maria Clara Hillmann (SC) SELEÇÃO VK+SKY
PRATA — Linabel Araujo (MG) SELEÇÃO VK+SKY
BRONZE — Karina Generoso (RJ) SELEÇÃO VK
VERTICAL – Masculino
OURO — Andre Mapa (MG) SELEÇÃO VK+SKY
PRATA — Rafael Moreira (GO) SELEÇÃO VK
BRONZE — João Luiz da Silva (MG) não qualificou para seleção em 2023
4º Leandro Antonio Gomes SELEÇÃO VK+SKY
COMBINADA – Feminino
OURO — CLARA Hillmann 100 72 — 172
PRATA — LINABEL Araujo 78 66 — 144
BRONZE — KARINA Generoso 88 54 — 142
COMBINADA – Masculino
OURO — MAPA 100 100 — 200
PRATA — RAFAEL Moreira 88 78 — 166
BRONZE — LEANDRO Gomes 72 88 — 160