X

Faltam menos de 100 dias para o WMTRC 2023!

Reportagem: Bruno Mattos


No dia 26 de fevereiro, a contagem regressiva registrou exatos 100 dias para o Campeonato Mundial de Mountain and Trail Runnig Innsbruck-Stubai. A cidade de Tirol, Áustria, sediará pela primeira vez uma competição desse porte. Aproximadamente 1.500 atletas de 63 nações estarão presentes para competir nos dias 6 a 10 de junho. O evento ainda terá o patrocínio master da Volkswagen, e mais de 400 voluntários para realização do evento.

Faltando menos de três meses pela corrida ao título, delegações de diversos países manifestaram interesse em fazer parte dessa edição histórica. Após o sucesso da etapa que aconteceu na Tailândia (2022), veremos nesse ano, um recorde de associações inscritas. Com um contingente de 61, a Itália será a maior seleção a participar, seguida pela Argentina (56), Espanha (55), França (51) e Estados Unidos (50). “É ótimo ver que pessoas de todo o mundo virão para cá; equipes da Nova Zelândia, Austrália e Hong Kong se inscreveram, assim como as da África do Sul, Quênia e Uganda, bem como Argentina, Chile e México, sem falar nas nações européias, onde praticamente todos, da Islândia à Ucrânia e Malta, estarão representados”, diz Alexander Pittl, chefe do comitê organizado.

 

Delegação brasileira até o momento não terá representantes.

Após quatro participações seguidas nos mundiais de 2016 (Portugal), 2017 (Itália), 2018 (Espanha) e 2019 (Portugal). Nossa seleção chega ao segundo ano consecutivo e sem perspectivas de organização e incentivo das entidades públicas responsáveis.

 

Um dos maiores treinadores e especialistas no assunto, Guilherme De Agostini, que já foi treinador em duas ocasiões 2017 e 2019, relatou sua indignação nas suas redes sociais: “Em 2017 (Itália), 2018 (Espanha-não pude ir) e 2019 (Portugal) fui convocado para os campeonatos mundiais de Trail Running como técnico da Seleção Brasileira. O trail estava ficando cada vez mais forte, aparecendo e logicamente chamando interesses. Nisso a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) se uniu a International Trail Running Association (ITRA) e a Word Trail Running Association (WTRA) para realizar o 1º. Mundial unificado, que devido à pandemia só aconteceu em novembro de 2022.
Escrevo sobre, porque em 2017 nosso INCANSÁVEL (Sidney Togumi) representante havia dito estas palavras. O trail running agora dentro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) VAI ANDAR, MAS NUMA VELOCIDADE MAIS LENTA DO QUE QUEREMOS. Em 2019 no meu 2º. Mundial ainda falamos mais sobre isso, a ultra lenta velocidade do Trail dentro da CBAt.”
1º. Mundial unificado. Tailândia. Brasil ficou de fora, nenhum atleta representou a seleção. Incrivelmente em 2019 fomos com 12 atletas, 6 homens e 6 mulheres. Ah e a Argentina, com toda sua crise financeira (todos sabem) foi representada com 20 atletas. 2023, Mundial Austria, dia 06/06. Já tem mais de 58 seleções inscritas. Aqui na América do Sul, Argentina e Peru já confirmadas, e a Argentina com mais de 40 atletas.
E o Brasil.
1) Não sabe se vai;
2) Se formos, quanto atletas irão?
3) Se formos, qual a seletiva ou critério para tal?
4) Se formos, como iremos? Custeando nada, tudo e parcial como nas outras edições?
Infelizmente estamos mais do que lentos, estamos parado.”

Opinião da Revista Trail Running Br: Foram quatro participações históricas. No momento em que dávamos passos largos em direção a valorização e crescimento do esporte em território nacional, somos lançados novamente para a estaca zero. Mesmo fazendo parte da CBAT, vemos o esporte num verdadeiro limbo. Nossos países vizinhos, com toda dificuldade, ainda conseguem enviar seus representantes e configurar número recorde de atletas, evento pós evento.
Volkswagen R um Parceiro Premium WMTRCAlém de associações atléticas internacionais, grandes marcas sinalizaram seu interesse, com conselhos regionais de turismo como: Tirol Werbung, Innsbruck Tourism e a Tourism Association Stubai Tirol, tendo feito parceria desde o início. “Ter a Volkswagen R como Parceiro Premium do Campeonato Mundial mostra como estamos no topo com a WMTRC. Embora as cooperações com outros grandes nomes como La Sportiva, Snowline Chainsen e Salomon – para citar apenas alguns – enfatizem ainda mais este ponto, esperamos assinar contratos com várias marcas mais renomadas ”, diz Pittl.

Transmissão ao vivo em cinco idiomas

O evento mostra sua relevância em âmbito internacional. Todos os percursos serão transmitidos ao vivo na TV nacional e internacional. A transmissão estará disponível no site da WMTRC com cinco idiomas (alemão, inglês, espanhol, italiano e francês). A organização ainda espera receber 150 jornalistas de diversos países para cobrir o evento.

Alexander Pittl, : “Os voluntários são a espinha dorsal dos grandes eventos.”Maior exemplo de voluntários = sucesso, é a realização anual do UTMB. Evento que conta com milhares de voluntários. Dessa vez, o Campeonato Mundial espera receber cerca de 400 voluntários que irão compor essa “espinha” para a construção desse espetáculo. Alexander Pittl, acerta em cheio: “Os voluntários são a espinha dorsal de qualquer grande evento. A maioria deles não poderia ser realizada sem o apoio voluntário, por isso gostaria de agradecer aos mais de 250 voluntários que já se inscreveram para nos apoiar e garantir que o WMTRC 2023 seja uma celebração do esporte no coração de os Alpes.” Qualquer pessoa que queira fazer parte da equipe de voluntários do WMTRC deve se inscrever em breve em www.innsbruck-stubai2023.com/en/jobsvolunteering

Confira os percursos da WMTRC 2023:

A prova terá quatro modalidades na busca pelo sonhado título: VERTICAL, TRAIL SHORT, TRAIL LONG e MOUNTAIN CLASSIC – todas passando por alguns dos lugares mais impressionantes dos Alpes.

VERTICAL (7,3 km e 1.020 metros de altitude): Em duas corridas separadas, homens e mulheres determinarão seus respectivos Campeões Mundiais nesta rota desafiadora, que, após duas rodadas iniciais por Neustift im Stubai, segue por trilhas estreitas e íngremes quase verticalmente para a linha de chegada no Elferhütte.

TRAIL SHORT (44,6 km e 3.132 metros de altitude): Após uma largada em massa fora do teatro estadual em Innsbruck, o Trail Short segue um percurso variado e desafiador ao longo das trilhas íngremes e exigentes do Nordkette antes de alcançar um terreno mais alpino do outro lado do vale do Inntal. Os atletas passarão pelo Mutterer Alm a caminho da região de Kalkkögel e, em seguida, iniciarão sua descida íngreme até a linha de chegada em Neustift.

TRAIL LONG (85,6 km e 5.554 metros de altitude): Após uma largada em massa em Neustift, a Trail Long leva até o terreno alpino das montanhas Kalkkögel antes de passar por Adolf-Pichler-Hütte, Hoadl e o lago Salfeiner See . A rota então cruza o vale Inntal para subir os 1.000 metros finais até Nordkette antes de descer novamente em uma descida tecnicamente desafiadora. A corrida termina na linha de chegada fora do teatro estadual em Innsbruck

MOUNTAIN CLASSIC ( 6,7 km e 374 metros de altitude): O percurso para o Mountain Classic foi traçado ao longo do percurso que foi utilizado para o ciclismo de estrada WMTRC. Em corridas separadas, cada uma consistindo em duas rodadas, os juniores (m/f) e os corredores de elite (m/f) determinarão seus respectivos Campeões Mundiais.

admin:
Related Post
X

Headline

Privacy Settings