Como já noticiamos aqui na Revista Trail Running, a primeira edição do campeonato mundial unificado de corrida de montanha e trilha está programada para os dias 11 a 14 de novembro de 2021 em Chiang Mai, Tailândia. Este novo evento bienal é organizado pela World Mountain Running Association (WMRA), a International Association of Ultrarunners (IAU) e a International Trail Running Association (ITRA), com o apoio da World Athletics e substitui o Campeonato Mundial de Corrida de Montanha (1985-2019), o Campeonato Mundial de Corrida de Montanha de Longa Distância (2004-2019) e o Campeonato Mundial de Trail (2007-2019).
Este campeonato está aberto a todas as federações membros da World Athletics. As corridas de montanha terão até atletas por país, por gênero para largar e três para pontuar e serão atribuídos títulos individuais e por equipe. As corridas trail terão até seis atletas por país, por gênero para largar e três para pontuar e também serão atribuídos títulos individuais e por equipe. Com essas limitações, o tamanho máximo possível da equipe por país é de 48 atletas.
Devido ao alto custo do envio de uma equipe para o mundial e às restrições de orçamento, os Estados Unidos planejam colocar uma equipe de 34 atletas, com as seguintes alocações de eventos:
40 km de corrida TRAIL – 5 homens e 5 mulheres
VERTICAL UPHILL – nenhuma equipe dedicada (atletas selecionados para as corridas de 40 km TRAIL ou MOUNTAIN podem participar)
80 km de corrida TRAIL – 5 homens e 5 mulheres
10-12 km MOUNTAIN race – 4 homens e 4 mulheres
6-8 km Junior MOUNTAIN race – 3 homens e 3 mulheres
Critérios de seleção da equipe dos EUA
40 km TRAIL race
A Standard * – O campeão mundial de corrida em montanha de longa distância 2019, Jim Walmsley, ganha uma vaga automática para a equipe.
B Standard ** – n / a
C Standard *** – Os membros restantes da equipe serão selecionados com base nos currículos de corrida levando em consideração os melhores resultados nos Campeonatos Mundiais de Corrida de Montanha de Longa Distância de 2019 e nos Campeonatos da USATF . Os 10 primeiros colocados do 2021 USATF* Mountain Running Championships que não se qualificarem para o campeonato mundial de montanha terão seus currículos enviados automaticamente para avaliação. O comitê de seleção considerará as vitórias em quaisquer corridas listadas nos currículos enviados, porém, bons desempenhos em corridas altamente competitivas são mais importantes do que vitórias em corridas não competitivas.
80 km TRAIL race
A Standard – n / a
B Standard – n / a
C Standard – Todos os membros da equipe serão selecionados com base em currículos de corrida, levando em consideração os melhores resultados nos Campeonatos Mundiais Trail 2019 e USATF. O comitê de seleção considerará as vitórias em quaisquer corridas listadas nos currículos enviados, porém, bons desempenhos em corridas altamente competitivas são mais importantes do que vitórias em corridas não competitivas.
MOUNTAIN race
A Standard – Os campeões mundiais de corrida de montanha de 2019 Grayson Murphy e Joseph Gray ganham pontos de equipe automáticos.
Padrão B – Top 3 no 2021 USATF Mountain Running Championships. Os quatro primeiros, se Grayson Murphy ou Joseph Gray terminarem entre os 3 primeiros, ou se eles perderem suas vagas.
C Standard – Se o 2021 USATF Mountain Running Championships for cancelado ou se qualquer um dos quatro primeiros colocados recusar suas vagas, membros adicionais da equipe serão selecionados dos currículos.
Junior MOUNTAIN race
A Standard – n / a
B Standard – n / a
C Standard – Atletas com idades entre 16-19 (antes de 31 de dezembro de 2021) estão qualificados para enviar um currículo, por meio de um formulário e uma carta de recomendação dos treinadores para consideração.
Cronograma de corridas do Campeonato Mundial de Mountain & Trail Running
Sexta-feira, 12 de novembro – corrida TRAIL de 40 km, seguida de corridas VERTICAL UPHILL à noite.
Sábado, 13 de novembro – corrida TRAIL de 80 km.
Domingo, 14 de novembro – corrida de 10-12 km para cima e para baixo na MOUNTAIN (6-8 km para juniores).
*O USA Track & Field é o órgão nacional dos Estados Unidos para os esportes de atletismo, corrida de cross country, corrida de rua e corrida.
Brasil ainda não divulgou seus critérios de seleção
Em contato com Sidney Togumi, representante da modalidade trail running na Confederação Brasileira de Atletismo, nossa reportagem foi informada que, em breve, serão divulgadas notícias sobre os processos de seleção, em uma live.
Com informações da American Trail Running Association