Se você procura um grande desafio e gosta de se aventurar em condições climáticas extremas, então a Antarctic Ice Marathon é onde você precisa ir. A prova inclui temperaturas de -20ºC e violentas rajadas de vento de 20 a 50 km/h aproximadamente.
O itinerário de três dias verá os competidores voando em jato particular de Punta Arenas, Chile, no dia 12 de dezembro, até o local da maratona no Glaciar Union, na Antártica. Um percurso marcado de 42,2 km (26,2 milhas) será preparado com antecedência e o suporte para motos de neve, estações de socorro e equipe médica estarão disponíveis durante a corrida. Os concorrentes estão programados para retornar a Punta Arenas no dia 14 de dezembro de 2021.
A prova engloba uma competição individual, com divisões masculina e feminina. Também existe a opção de correr uma meia maratona, que começa ao mesmo tempo que a maratona. Para os mais aventureiros, também há a opção dos 100 km.
Inscrição salgada
Pela taxa de inscrição de US $ 17.900, os participantes farão uma viagem de ida e volta de Punta Arenas, no Chile, ao acampamento do Glaciar Union, no interior da Antártica. Os competidores receberão acomodação e alimentação para toda a viagem à Antártica e entrada para a corrida de sua escolha. Serão distribuídas para uso pessoal fotos de cada competidor em ação, além de medalhas, camisetas e emblemas.
Alguns fatos sobre a Maratona do Gelo
- Reconhecida pelo Guinness World Records como a maratona mais meridional da Terra
- Um dos dois únicos eventos oficiais em execução dentro do Círculo Antártico na Antártica continental. A Maratona Intercontinental da Antártica (operada com o World Marathon Challenge ) é a única outra maratona do continente. Outras corridas acontecem no clima mais temperado das ilhas próximas à América do Sul, fora do Círculo Antártico.
- Já ocorreram quinze corridas da Maratona de Gelo Antártica até o momento
- É impossível prever os tempos de vitória porque as condições climáticas e o terreno variam de um ano para o outro
- O recorde de eventos masculinos de 3:34:12 foi estabelecido por William Hafferty (EUA) em 2019
- O recorde feminino de eventos de 4:20:02 foi estabelecido por Fiona Oakes (GBR) em 2013
- A corrida foi inicialmente operada em Patriot Hills, Antarctica, mas mudou para Union Glacier, Antarctica em 2010
- Em 2007, William Tan – um competidor em cadeiras de rodas – completou uma maratona de distância na pista da aeronave
- O homem mais velho a completar a Maratona de Gelo Antártica é Roy Svenningsen (CAN), de 84 anos, em 2019
- A mulher mais velha a completar a Maratona de Gelo Antártica é Susan Ragon (EUA), de 69 anos, em 2019
- Os participantes são elegíveis para ingressar no exclusivo Clube da Maratona dos 7 Continentes ao terminar a Maratona de Gelo, além das maratonas em cada um dos outros seis continentes.
- A corrida irmã da Maratona de Gelo Antártica é a Maratona do Pólo Norte, que é a maratona mais setentrional da Terra.
Confira o vídeo oficial da edição de 2017: